FEIRA CULTURAL – Alfredo Gomes2015
TEMA: “O MUNDO DA LEITURA NO CONTEXTO DA INTERDISCIPLINARIDADE: O CENTENÁRIO DO QUINZE ”
“Olha, gosto do ser humano, gosto da humanidade,
gosto dos meus próximos e gosto dos distantes.”
Rachel de Queiroz
INTRODUÇÃO
Sabemos que a leitura e a escrita, são ferramentas básicas para inserção do individuo na sociedade, além de funcionar como elementos articuladores de diferentes linguagens, possibilita a interação do saber com diferentes áreas de aprendizagem e desperta a capacidade do sentir e do pensar.
Desta forma, propõe-se trabalhar a leitura e a escrita de maneira interdisciplinar para exercitar a socialização e favorecer a aprendizagem da leitura focada na compreensão da linguagem escrita através do retrato de experiências concretas que contextualizam a interdisciplinaridade na simultaneidade da escrita de textos coerentes, significativos e interessantes que dão ênfase a variedade linguística dos diversos gêneros textuais abordados nos conteúdos das disciplinas escolares para possibilitar uma aprendizagem que estimula o aluno a produzir e criar.
A leitura significativa, feita de maneira interdisciplinar, favorece a memória; o conhecimento sobre a própria leitura do mundo; o conhecimento a respeito de como se escrever; a experiência das emoções descritas, através de um trabalho interdisciplinar que contempla a interação da linguagem falada e escrita sem restringir saberes necessários que efetivam o exercício da cidadania.
Segundo (LAJOLO 1993): “Do mundo da leitura a leitura de mundo, o trajeto se cumpre sempre, refazendo-se, inclusive, por um vice-versa que transforma a leitura em prática circular e infinita. Como fonte de prazer e de sabedoria, ela não esgota seu poder de sedução nos estreitos círculos da escola”.
Assim nossa FEIRA CULTURAL de 2015, enfatiza a leitura nos vários conceitos da interdisciplinaridade, entendendo-se que o sujeito que lê é capaz de compreender e interpretar diversas situações apresentadas nos textos e no mundo, portanto, será capaz de se transportar para a vivência descrita na Geografia, História Biologia, Matemática e todas as outras disciplinas que compõem a grade escolar.
Por se tratar de leitura, faremos uma homenagem especial à escritora Rachel de Queiroz, especificamente, ao centenário a sua obra “O QUINZE” que retrata a real situação vivenciada pelo sertanejo nordestino que sofre com a falta de água, devastação e as mudanças climáticas.
Na obra, a autora descreve a devastadora seca de 1915, considerada uma das mais terríveis já enfrentadas pelos sertanejos. A temática da seca certamente é um assunto bastante comum nas nossas vidas e de Rachel de Queiroz por ter nascido no Ceará no ano de 1910 e viver na fazenda “Não me deixes”, localizada em Quixadá, no sertão cearense. A própria família de Rachel foi obrigada a deixar o sertão em 1917, rumo ao Rio de Janeiro, movida pelos horrores da seca.
Assim, o tema: “O MUNDO DA LEITURA NO CONTEXTO DA INTERDISCIPLINARIDADE: O centenário da obra O Quinze”; será fonte de inspiração para os diversos temas explorados em nosso evento e que também dará ênfase a outras obras literárias que abordam assuntos similares, dentre as quais destacamos: Vidas secas- 1938 de (Graciliano Ramos), Os sertões (Gilberto Freire), a bagaceira-1898 (José Américo de Almeida), , ou a decadência dos engenhos de açúcar, como Menino de engenho (1932), Bangüê; (1934) e Usina (1936), de José Lins do Rego e outros.
JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem como finalidade o resgate de valores culturais e despertar o interesse pela cultura, projetos científicos e arte literária dos diversos autores que integram a nossa prática literária. Trata-se de um momento de lazer proporcionado pelos alunos da Escola de Ensino Médio Alfredo Gomes que busca integrar a família e a comunidade. Sabemos que Nova Russas é uma cidade carente de opções culturais, portanto, a criatividade e dedicação dos alunos na realização dos trabalhos, favorecerá um momento de lazer e integração da comunidade
OBJETIVO GERAL:
Promover um evento cultural que visa a junção de lazer, entretenimento e experiências vividas por todos os integrantes da comunidade novarussense ressaltando um momento real da nossa região que é a falta de água, através da homenagem dedicada a obra “O QUINZE” da escritora Raquel de Queiroz que tem como objetivo despertar o interesse pela cultura, projetos científicos e arte literária dos diversos autores que integram a nossa prática literária.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Integrar a família e a comunidade no contexto interdisciplinar que promove cultura e conhecimento;
- Resgatar valores culturais do nosso povo, através da valorização da vida simples, da inocência, pureza e sabedoria popular, da alegria e do bem viver;
- Promover a realização de projetos de cunho cultural e de socialização;
- Desenvolver a expressão artística e corporal;
- Favorecer a integração social do grupo;
- Estimular a harmonia nas relações interpessoais.
METODOLOGIA:
A nossa Feira Cultural será aberta com uma peça teatral e/ou um musical que retrata alguns momentos vividos pelos personagens apresentados na Obra “O Quinze”, esta acontecerá na quadra poliesportiva da escola e logo após o público se dirigirá para os espaços da escola, nos quais poderão contemplar a beleza dos trabalhos expostos pelos alunos e professores.
Para cada turma, será destinado um tema que será acompanhado pelo(s) professor (es) responsável (eis), os quais darão total apoio nos trabalhos realizados (pesquisas, leituras, discussões, debates, confecção de materiais) e acompanhará a turma durante a organização dos stands para exposição e demais elementos necessários para o bom andamento das ações realizadas durante o evento promovido.
Os temas propostos serão trabalhados na sala de aula, através de debates, leitura e discussões que favoreçam o despertar de ideias; as quais serão coordenadas pelos professores responsáveis pelo assunto que lhe competem. Além disso, eles poderão sugerir pesquisas relacionadas ao assunto, dividir tarefas, organizar stand, preparar material para exposição e manter a harmonia entre os grupos durante a realização dos trabalhos.
Portanto, torna-se necessário o contato diário entre professores e alunos para que todos estejam integrados e socializem ideias sobre o assunto trabalhado. Para esta concretização, utilizaremos os diversos recursos disponíveis na escola e de uso pessoais como as redes sociais, por exemplo, que contribuirão para o bom desempenho das ações e realização dos trabalhos.
Para cada turma, será destinado um tema que será acompanhado pelo(s) professor(es) responsável (eis), os quais darão total apoio nos trabalhos realizados (pesquisas, leituras, discussões, debates, confecção de materiais) e acompanhará a turma durante a organização dos stands para exposição e demais elementos necessários para o bom andamento das ações realizadas durante o evento promovido.
PARTICIPANTES:
Professores, equipe pedagógica, alunos e demais componentes da comunidade escolar.
DIVULGAÇÃO DOS PROJETOS:
O projeto deverá ser amplamente divulgado em toda a comunidade escolar pela equipe pedagógica. Os alunos deverão participar ativamente das atividades pedagógicas em sala, da confecção de materiais e das apresentações dos trabalhos.
ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHOS:
Cada turma trabalhará com um tema que lhe for destinado sob a coordenação dos professores responsáveis e organizará sua apresentação de forma livre, ou seja, montará seu stand usando sua criatividade e participação.
SÉRIE/ TURMA/ TURNO
|
TEMA
|
PROFESSOR (S)
RESPONSÁVEL (ES)
|
1º ano –A-E- manhã
|
·
“AÇÕES HUMANAS SOBRE O MEIO AMBIENTE: Fatores que contribuem
para a escassez de água que estamos enfrentando”. (Foco meio ambiente, fenômenos da natureza,
por que chove em alguns lugares e outros não?)
·
Seca, por que é tão frequente na região nordeste? O que
contribui para este acontecimento? (Questão econômica e social)
|
Adalberto/substituto, Lucilene e Ana Maria
(quadra)
|
2º ano –A- manhã
|
·
“O notável cálculo da água potável que existe no planeta e a
criação de estratégias para economizar o pouco do que nos resta”
·
“Boate Geométrica”
·
“Estatísticas da Seca”
(gráficos, mapas,.....)
|
Etim, Tânia, César e Arlinda.
(quadra)
|
3ºano – A- manhã
|
·
“O mundo literário que desperta a nossa curiosidade”
(Jogos, músicas,
contações de histórias, paródias, rimas, quadrinhas, parlendas...
OBS: pode incluir produções dos alunos)
|
Liduina, Iraneide e Dadá
(Pátio)
|
1º ano - B-
tarde
|
·
“Os retirantes nordestinos: A história contada em versos, prosa
e cordéis”.
·
“As memórias da seca no pensamento do sertanejo nordestino”.
|
Gislene, Georgina, Ivone e Regina
(Quadra)
|
2 ano – B
- Tarde
|
·
“Farmácia Viva”
·
“Horta Sustentável”
|
Ana Célia, Ana Maria, Jean
(Pátio das plantas)
|
2º ano – C-
tarde
|
·
“TECNOLÓGIA:
A evolução das técnicas agrícolas”. (Contar a história desde as técnicas
rudimentares até os dias atuais)
·
Vantagens
e desvantagens do uso tecnológico na vivência do homem”
|
Paulo, Dina e Jorge
(Quadra)
|
3º ano – B-
tarde
|
·
“Cem anos da Obra O Quinze: Uma retrospectiva, para analisarmos
o ontem e o hoje”. (Paisagens, hábitos, economia, políticas públicas
adotadas, questões sociais)
·
“Raquel de Queiroz, a escritora nordestina que retrata a luta e
a garra do sertanejo que migra em busca de sobrevivência”.
|
Michelle, Jusaria, Ivone
(Pátio da entrada)
|
1º ano – C e D -noite
|
Adalberto/
(Mikaelle Ferro) e
(sala 04)
|
|
2º ano – D- noite
|
·
“A realidade do povo nordestino que ainda hoje guarda os
vestígios do descaso, opressão e preconceito.”
·
“Valorização da cultura nordestina”
|
Cleuva, Mikaelle e Isaac
(sala
04)
|
3º ano – C- noite
|
·
SAÚDE: práticas de uma vida saudável, sedentarismo,
doenças da mente, dicas de alimentação, atividades físicas, etc (Fazer uma
associação com a alimentação
nordestina)
|
Raquel, Jorge, Mourão
(sala
01)
|
EJA – A- e –B-
|
“Destaque para os autores
e as obras que também retratam a seca nordestina”
“Jornal Sociedade em Foco”
(Exposição com painéis, livros, peças... )
|
(sala 07)
|
Jornal: “Sociedade em
Foco”
|
Socorro Correia
|
AVALIAÇÃO DA FEIRA:
Cada aluno será avaliado pelo(s) professor(es) - coordenador(es) de cada turma segundo critérios a serem estabelecidos em instrumental específico. A nota atribuída aos trabalhos relativos à Feira terá valor de NOTA PARCIAL do 2º ou 4º bimestre em todas as disciplinas. (mesmo participando de apenas um tema)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LAJOLO, Mariza. Do mundo da Leitura para a Leitura do mundo Editora Ática. São Paulo. 1993
LAJLO. Mariza. Literatura: leitores & leitura. Ed. Moderna. São Paulo. 2001,
SOARES, Magda. Letramento e Alfabetização. 25ª ed. Ed. Nova Ortografia. Minas Gerais. 2003.
SOARES, Magda. Comunicação em Língua Portuguesa, (4 volumes). Coleção Didática, Rio de Janeiro. 1975
QUEIROZ, Raquel de. O QUINZE.1ª ed. São Paulo. 2004.
SITES VISITADOS:
http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/leitura-escrita-sob-um-vies-interdisciplinar.htm
http://www.estudioshistoricos.org/edicion_3/araujo-martins.pdf
www.facebook.com/naçaonordestina
www.cursosnocd.com.br